DF foi primeira unidade da federação a criar normas sobre tema. Decisão do Supremo diz que ensino domiciliar só pode ser criado e regulamentado por meio de lei federal. Crianças desenhando, em imagem de arquivo
Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a inconstitucionalidade da lei que permitia a educação domiciliar, o chamado “homeschooling”, no Distrito Federal.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
A lei havia sido sancionada pelo governador de Brasília, Ibaneis Rocha (MDB), em dezembro de 2020. O DF foi a primeira unidade da federação a criar normas sobre o tema.
No entanto, uma decisão do STF de 2018 diz que o ensino domiciliar só pode ser criado e regulamentado pelo Congresso Nacional, por meio de lei federal.
“Por isso, qualquer legislação municipal, estadual ou distrital que o adote será inconstitucional, por invadir a competência privativa da União para legislar sobre diretrizes e bases da educação”, informou o Supremo.
O g1 questionou o GDF sobre a decisão, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal(TJDFT) já havia declarado a norma do DF inconstitucional. No STF, o ministro Flávio Dino negou o recurso do governo do DF e disse que a decisão do TJDFT está alinhada à jurisprudência do Supremo. Os outros ministros da Primeira Turma seguiram a decisão do ministro por unanimidade.
A lei no DF
A lei aprovada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), em 2020, e sancionada pelo governador Ibaneis Rocha previa que:
pais e responsáveis adeptos ao ensino domiciliar deverão se cadastrar junto à Secretaria de Educação, que vai avaliar os alunos periodicamente;
a adesão ou desistência do modelo pode ser feita a qualquer momento;
os responsáveis deverão provar a capacidade de transmitir os conhecimentos;
profissionais como assistente social, pedagogo e psicólogo deverão acompanhar o desenvolvimento do estudante cuja família optar pelo modelo de ensino domiciliar.
Homeschooling no Brasil
Atualmente, a prática de homeschooling não é permitida no país por uma decisão do STF. No entanto, um projeto de lei para regulamentar essa modalidade de ensino já foi aprovado pela Câmara dos Deputados. Agora, o texto está em tramitação no Senado.
O que diz o projeto aprovado
Para optar por esta modalidade de ensino, os responsáveis deverão formalizar a escolha junto a instituições de ensino credenciadas, fazer matrícula anual do estudante e apresentar os seguintes documentos:
comprovação de escolaridade de nível superior ou em educação profissional tecnológica, em curso reconhecido nos termos da legislação, por pelo menos um dos pais ou responsáveis legais pelo estudante;
certidões criminais da Justiça Federal e Estadual ou Distrital dos pais ou responsáveis;
relatórios trimestrais com a relação de atividades pedagógicas realizadas no período;
acompanhamento com um docente tutor da instituição em que a criança estiver matriculada e que sejam realizados encontros semestrais com o estudante e os responsáveis;
avaliações anuais de aprendizagem;
avaliação semestral do progresso do estudante com deficiência ou transtorno de desenvolvimento;
a proposta estabelece também um período de transição em relação à exigência de comprovação de escolaridade de nível superior, caso os responsáveis escolham “homeschooling” nos dois primeiros anos após a regulamentação entrar em vigor.
LEIA TAMBÉM:
Acampamento Terra Livre: indígenas fazem marcha em Brasília; veja IMAGENS
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Publicado em 08/04/2025
‘Homeschooling’: STF mantém inconstitucionalidade de lei que permitia ensino domiciliar no DF
DF foi primeira unidade da federação a criar normas sobre tema. Decisão do Supremo diz…
Índice
Artigos Relacionados

Renda Online
Crise no Inep: servidores desmentem presidente do órgão em caso de dados de alfabetização escondidos pelo governoServidores do Inep criticam ‘contradição dos argumentos’ usados pelo presidente do órgão para explicar por…

Renda Online
VÍDEO: Milton Nascimento celebra e abraça título Doutor Honoris Causa dado pela Unicamp: ‘Muito feliz’Ídolo da música popular brasileira comemorou a entrega da homenagem em vídeo nas redes sociais.…
Pode se interessar também
Categorias Relacionadas
Em Alta
0
Seus investimentos financiam sua prisão: o inimigo precisa do seu dinheiro.0
Como Investir em Bitcoin: O Guia Definitivo Para Brasileiros em 20250
Por que a Ordem33 Existe: A Origem do Nosso Chamado0
Se Acontecer Uma Crise Mundial, o Governo Brasileiro Vai Te Socorrer? Eis a Realidade0
Criptoativos, sua melhor proteção contra a Inflação e o confisco.