Presidente do Inep adiantou informações sobre o cronograma da Prova Nacional Docente, que vai selecionar profissionais para lecionar na educação básica da rede pública de ensino. Professores em sala de aula (SEDUC-PI)
Reprodução
A Prova Nacional Docente deverá ser aplicada em outubro, afirma Manuel Palacios, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Durante um evento promovido pela ONG Todos Pela Educação nesta quinta-feira (13), em São Paulo, Palacios também adiantou que:
as inscrições devem começar em junho;
os resultados serão divulgados em dezembro, para que as redes selecionem seus professores a tempo do início do novo ano letivo.
✏️ O que é? Criada pelo Ministério da Educação (MEC), a nova avaliação deverá funcionar como um concurso nacional e unificado para selecionar professores de educação básica que lecionarão nas redes públicas de ensino.
Os municípios e estados interessados em usar as notas para contratar seus docentes devem aderir ao programa até 17 de abril. A cidade de São Paulo, por exemplo, já confirmou que adotará a prova em seu processo seletivo, afirma Fernando Padula, secretário municipal de Educação.
Por meio da mesma avaliação, será possível que um docente se candidate tanto para uma vaga de um município no Sul do país quanto para uma oportunidade no Nordeste, por exemplo.
✏️ Por que o concurso foi criado? Entre os objetivos, estão: aumentar o número de profissionais efetivos (usando critérios adequados) e elevar a frequência das contratações— sem exigir que cidades pequenas, que usualmente sofrem com problemas logísticos e orçamentários, tenham de organizar seus próprios processos seletivos.
“Ainda que o processo de adesão não tenha sido concluído ainda, já sabemos que serão ao menos 250 mil candidatos que se formaram em cursos de licenciatura”, afirma Palacios.
Além disso, o presidente do Inep afirmou que “teremos critérios mais claros na admissão de professores” para estados e municípios.
✏️ Como será a prova? A avaliação usada no concurso é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), na versão específica para licenciaturas, criada em 2024.
Um terço do exame, aplicado anualmente, será de perguntas gerais para professores, e dois terços, de questões específicas da disciplina lecionada pelo candidato.
“[As provas serão] capazes de aferir a capacidade [do professor] de lidar com um tema pedagógico ou com um problema do dia a dia”, diz Palacios.
VÍDEOS DE EDUCAÇÃO E PODCAST
Publicado em 13/03/2025
Concurso nacional unificado para professores será em outubro; veja data das inscrições
Presidente do Inep adiantou informações sobre o cronograma da Prova Nacional Docente, que vai selecionar…
Índice
Artigos Relacionados

Renda Online
UnB volta às aulas com greve de servidores técnico-administrativosSemestre letivo começa nesta segunda-feira (24); servidores pararam quinta (20). Reitora Rozana Naves diz que…

Renda Online
Entenda a ofensiva de Trump contra universidades de pontaGoverno de Donald Trump usa bloqueio de verbas como ferramenta para pressionar instituições acadêmicas a…
Pode se interessar também
Categorias Relacionadas
Em Alta
0
Seus investimentos financiam sua prisão: o inimigo precisa do seu dinheiro.0
Como Investir em Bitcoin: O Guia Definitivo Para Brasileiros em 20250
Por que a Ordem33 Existe: A Origem do Nosso Chamado0
Se Acontecer Uma Crise Mundial, o Governo Brasileiro Vai Te Socorrer? Eis a Realidade0
Criptoativos, sua melhor proteção contra a Inflação e o confisco.