Pontífice enfrentava resistência de cardeais sobre como resolver uma lacuna cada vez maior nas finanças do Vaticano. Corpo do Papa Francisco é velado na Basílica de São Pedro, no Vaticano
ALESSANDRO DI MEO/Pool via REUTERS
Com um funeral mais modesto do que o de seus antecessores, o papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira, adotava uma política mais simples e econômica no Vaticano, incluindo salários menores. Ao contrário de outras figuras públicas e dos próprios funcionários dentro do Vaticano, a figura do mais alto escalão da Igreja Católica não recebe um salário tradicional.
No site oficial do Vaticano, não há informações sobre a renda do papa Francisco. No entanto, em um documentário intitulado ‘Amém: Perguntando ao Papa’, lançado em 2023, ele revelou que não recebia nenhum salário.
“Quando preciso de dinheiro para comprar sapatos ou algo assim, eu peço. Não tenho um salário, mas não me preocupo com isso, pois sei que serei alimentado de graça, afirmou o papa no documentário.
De acordo com a Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio do Sumo Pontífice Francisco, as retribuições são destinadas principalmente aos cardeais e outros superiores da Santa Sé.
Leia também
Do que morreu o papa Francisco? Como será o funeral? E o conclave? Confira perguntas e respostas
Cortes em orçamento
Ainda antes de ser hospitalizado, em 2025, Francisco ordenou a criação de uma nova comissão de alto nível para incentivar doações à sede da Igreja Católica, que tem cerca de 1,3 bilhão de fiéis. O pontífice enfrentava a resistência de alguns de seus próprios cardeais sobre como resolver uma lacuna cada vez maior nas finanças do Vaticano.
Desde a pandemia, o papa vinha lutando para reduzir o salário dos clérigos do Vaticano, uma vez que a crise causada pela Covid-19 acabou afetando a renda na Santa Sé, órgão administrativo central da Igreja Católica em todo o mundo.
Em 2021, o papa Francisco determinou que os cardeais tivessem um corte de 10% em seus salários e reduziu salários no Vaticano para salvar o emprego dos funcionários. Na época, acreditava-se que os cardeais que trabalham no Vaticano recebiam salários de cerca de 4 mil a 5 mil euros por mês, muitos deles morando em grandes apartamentos com aluguéis bem abaixo do mercado.
Em 2023, o pontífice ordenou que os cardeais passassem a pagar aluguel no Vaticano. Até então, os cardeais que viviam em Roma e no Vaticano precisavam pagar somente taxas de serviços como água e luz. Bispos e outros administradores do Vaticano tinham seus aluguéis subsidiados.
Funeral do Papa Francisco vai ser mais simples do que os dos antecessores
Publicado em 23/04/2025
Quanto ganhava o papa Francisco e qual é o salário dos cardeais no Vaticano
Pontífice enfrentava resistência de cardeais sobre como resolver uma lacuna cada vez maior nas finanças…
Índice
Artigos Relacionados

Mundo
Começa reunião de cardeais para decidir data e detalhes do funeral de papa Francisco; cerimônia será no sábadoNos próximos dias, Igreja Católica fará uma série de cerimônias para se despedir de Francisco.…

Mundo
Por que papa Francisco nunca voltou à Argentina em 12 anos de papadoO primeiro papa latino-americano visitou vários países da região, incluindo quatro que fazem fronteira com…
Pode se interessar também
Categorias Relacionadas
Em Alta
0
Seus investimentos financiam sua prisão: o inimigo precisa do seu dinheiro.0
Como Investir em Bitcoin: O Guia Definitivo Para Brasileiros em 20250
Por que a Ordem33 Existe: A Origem do Nosso Chamado0
Se Acontecer Uma Crise Mundial, o Governo Brasileiro Vai Te Socorrer? Eis a Realidade0
Criptoativos, sua melhor proteção contra a Inflação e o confisco.