No domingo (20), pontífice participou da missa e surpreendeu público na Praça de São Pedro. Na madrugada seguinte, Francisco sofreu um AVC e entrou em coma. Funeral do Papa Francisco vai ser mais simples do que os dos antecessores
Mesmo com a saúde debilitada, a morte do papa Francisco, na segunda-feira (21), foi recebida com surpresa pela Igreja Católica e por membros da cúpula do Vaticano. O pontífice sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardiorrespiratória.
As horas finais do papa foram marcadas por encontros com fiéis, mensagens de esperança e até mesmo uma reunião com o vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance. Francisco também esteve rodeado de seus auxiliares mais próximos.
Veja a seguir os últimos momentos de Francisco.
AO VIVO: Acompanhe as últimas notícias sobre a morte do papa
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
🕥 10h30: Missa de Páscoa
O papa Francisco faz surpresa ao público após bênção de Páscoa, em 20 de abril de 2025
REUTERS/Guglielmo Mangiapane
Antes da celebração, no domingo (20), Francisco cogitava fazer uma surpresa aos fiéis e realizar um passeio de papamóvel após a bênção na Basílica de São Pedro. O papa, no entanto, chegou a hesitar.
“Você acha que eu dou conta?”, perguntou ao enfermeiro Massimiliano Strappetti.
O enfermeiro tranquilizou o papa e o ajudou a organizar o passeio. No sábado (19), os dois revisaram juntos o trajeto que Francisco faria no dia seguinte.
Na manhã de domingo, por volta das 10h30 (5h30 em Brasília), o papa acenou para os fiéis e fez um breve pronunciamento. Ao longo da missa, os celebrantes leram a homilia e a bênção Urbi et Orbi redigidas por ele.
Neste dia, gostaria que voltássemos a ter esperança e confiança nos outros, mesmo naqueles que não nos são próximos ou que vêm de terras distantes, com usos, modos de vida, ideias e costumes diferentes dos que nos são familiares, porque somos todos filhos de Deus, diz um dos trechos.
Depois, Francisco embarcou no papamóvel e acenou para cerca de 50 mil fiéis que estavam na Praça de São Pedro. Foi a primeira vez que ele esteve em meio ao público após passar 38 dias internado com uma pneumonia bilateral.
Segundo o Vaticano, Francisco finalizou o passeio cansado, mas contente. Ele também agradeceu ao enfermeiro Strappetti por tê-lo ajudado na missão.
“Obrigado por me trazer de volta à Praça.”
‘A economia de Francisco’: o que é o movimento econômico inspirado e apoiado pelo papa
Saiba quem é Massimiliano Strappetti, o enfermeiro de quem o papa Francisco se despediu pouco antes de morrer
🕦 11h30: Encontro com o vice-presidente dos EUA
O papa Francisco recebe o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, em 20 de abril de 2025
Vaticano via Reuters
Após a missa, o papa recebeu o vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance. O encontro aconteceu por volta das 11h30 (6h30 em Brasília), na Casa Santa Marta — onde Francisco morava.
Segundo o Vaticano, a reunião durou apenas alguns minutos. O papa presenteou Vance com uma gravata com o brasão do Vaticano e um terço. O pontífice também deu ovos de Páscoa para os filhos do vice-presidente.
É um prazer vê-lo em melhor estado de saúde, disse J.D. Vance. Obrigado por me receber. Rezo pelo senhor todos os dias. Que Deus o abençoe.
🕠 5h30: Papa se sente mal
A cúpula da Basílica de São Pedro, vista de Roma
REUTERS/Kai Pfaffenbach
Francisco passou a tarde de domingo descansando. Segundo o Vaticano, durante a noite, ele teve um jantar tranquilo.
Já na madrugada de segunda-feira (21), por volta das 5h30 (0h30 em Brasília), o papa começou a se sentir mal. Auxiliares que estavam de plantão foram acionados.
Cerca de uma hora depois, às 6h30 (1h30 em Brasília), Francisco fez um gesto de despedida com a mão para Strappetti e entrou em coma.
Os profissionais de saúde chegaram a avaliar uma transferência para a Policlínica Gemelli, em Roma, onde o papa havia ficado internado entre fevereiro e março. Mas já não havia mais o que ser feito.
🕢 7h35: Hora da morte
Cardeal Kevin Farrell anuncia a morte do papa Francisco, em 21 de abril de 2025
Vaticano
Francisco sofreu um AVC e teve insuficiência cardíaca irreversível. Segundo o Vaticano, tudo aconteceu rapidamente, e o papa não sofreu em seus momentos finais.
A morte foi registrada por volta das 7h35 (2h35 em Brasília), mas a notícia só foi divulgada ao mundo pouco mais de duas horas depois.
De acordo com a certidão médica que atestou a morte, o quadro de saúde de Francisco foi agravado pela pneumonia bilateral, além de bronquiectasias múltiplas, hipertensão e diabetes tipo 2.
A morte foi confirmada por um exame de eletrocardiograma.
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Publicado em 23/04/2025
Da bênção aos fiéis na Páscoa ao coma: como foram as horas finais do papa Francisco
No domingo (20), pontífice participou da missa e surpreendeu público na Praça de São Pedro.…
Índice
Artigos Relacionados

Mundo
‘Bebei um bocadinho de cachaça’: veja frases sobre humor (e bem-humoradas) do papa FranciscoO g1 navegou, com auxílio de inteligência artificial, por 9,6 mil páginas de discursos e…

Mundo
Vaticano anuncia suspensão de todas as beatificações até escolha de novo papaCerimônias, um passo para a canonização, que torna uma pessoa santa, foram canceladas por conta…
Pode se interessar também
Categorias Relacionadas
Em Alta
0
Seus investimentos financiam sua prisão: o inimigo precisa do seu dinheiro.0
Como Investir em Bitcoin: O Guia Definitivo Para Brasileiros em 20250
Por que a Ordem33 Existe: A Origem do Nosso Chamado0
Se Acontecer Uma Crise Mundial, o Governo Brasileiro Vai Te Socorrer? Eis a Realidade0
Criptoativos, sua melhor proteção contra a Inflação e o confisco.