A notícia alimentou a esperança de que o CEO bilionário passará a se dedicar a corrigir o desempenho da marca e, sobretudo, aumentar as vendas da fabricante de veículos elétricos. Elon Musk, dono do X, da SpaceX e da Tesla, em reunião na Casa Branca, em 26 de fevereiro de 2025
Reuters/Bryan Snyder
As ações da Tesla subiam cerca de 5% no pré-mercado desta quarta-feira (23), depois que o fundador e CEO da montadora, Elon Musk, anunciou que passaria menos tempo trabalhando para o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A notícia alimentou a esperança de que o CEO bilionário passará a se dedicar a corrigir o desempenho da marca e, sobretudo, aumentar as vendas da fabricante de veículos elétricos.
A participação de Musk no chamado Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) do governo Trump, onde enfatizou a redução agressiva de custos por meio de cortes de empregos federais, causou forte reação pública e política, levando a protestos e vandalismo em showrooms da Tesla.
LEIA TAMBÉM
‘Tarifaço’ de Trump: como está a fortuna dos homens mais ricos do mundo desde o início das tarifas
Musk pressiona Trump a reverter tarifas e faz apelos diretos ao presidente, diz jornal
Bernard Arnault perde US$ 11,3 bilhões em um dia, após piora dos resultados da LVMH
Lojas da Tesla, de Elon Musk, são pichadas por ativistas ambientais na Suécia
Musk reconheceu a reação negativa, mas minimizou as preocupações de que os danos à marca estivessem por trás da queda de 25% nas vendas de automóveis da Tesla no primeiro trimestre, uma baixa mais acentuada do que o esperado, e da forte redução de 71% no lucro líquido da companhia.
Musk disse que vai reduzir seu número de dias dedicados ao DOGE para uma ou duas vezes na semana a partir do próximo mês, já que “o grande trabalho árduo necessário para colocar a equipe do DOGE em funcionamento e trabalhar com o governo para colocar as finanças em ordem está praticamente concluído”.
Investidores apostam que isso aliviaria um pouco a pressão sobre a marca Tesla e daria a Musk mais tempo para se concentrar em como reverter a queda nas vendas, que levaram as ações da empresa a despencarem quase 50% em relação ao seu pico registrado em dezembro passado.
“Os investidores podem respirar aliviados, já que Elon Musk disse que se afastará da DOGE no próximo mês, potencialmente aliviando um pouco a pressão sobre a imagem da marca Tesla”, disse Chris Beauchamp, analista da plataforma de negociação online IG.
“Após uma queda de 50% no preço das ações, os investidores estão inclinados a ter uma visão diferente e com Musk prestes a retornar, esses números podem ser deixados de lado na esperança de que uma mão mais segura esteja no comando novamente.”
Analistas da Morningstar disseram: “Acreditamos que o mercado estava preocupado com a possibilidade de Musk se distrair da liderança da Tesla e potencialmente prejudicar a marca. A decisão de Musk de reduzir seu papel consultivo (no governo) deve aliviar essas preocupações.”
A fabricante de veículos elétricos está a caminho de lançar um carro mais acessível — considerado uma via crucial para o crescimento futuro — no primeiro semestre de 2025, mas “o ritmo pode ser mais lento do que esperávamos”, disse Lars Moravy, vice-presidente de engenharia da Tesla.
Na semana passada, a Reuters noticiou o atraso nos planos da Tesla para um carro acessível, uma versão simplificada e fabricada nos EUA de seu SUV mais vendido, o Model Y.
A Tesla, no entanto, afirmou que estava no caminho certo com os planos de lançar uma frota de robotáxis em Austin, Texas, em junho.
“Os investidores parecem dispostos a ignorar a queda nas vendas de automóveis por enquanto, optando por se concentrar no prêmio maior: um futuro autônomo”, disse Matt Britzman, analista sênior de ações da Hargreaves Lansdown.
Publicado em 23/04/2025
Musk anuncia que vai dedicar menos tempo ao governo dos EUA e ações da Tesla sobem 5% no pré-mercado
A notícia alimentou a esperança de que o CEO bilionário passará a se dedicar a…
Índice
Artigos Relacionados

Economia
Google enfrenta julgamento histórico por monopólio nas buscasResultado pode abrir caminho para desmembramento. Big tech foi derrotada em outro julgamento, na última…

Economia
Trump diz que China entrou em contato ‘várias vezes’ para falar sobre tarifasO presidente dos Estados Unidos também afirmou que o acordo de venda do TikTok deve…
Pode se interessar também
Categorias Relacionadas
Em Alta
0
Seus investimentos financiam sua prisão: o inimigo precisa do seu dinheiro.0
Como Investir em Bitcoin: O Guia Definitivo Para Brasileiros em 20250
Por que a Ordem33 Existe: A Origem do Nosso Chamado0
Se Acontecer Uma Crise Mundial, o Governo Brasileiro Vai Te Socorrer? Eis a Realidade0
Criptoativos, sua melhor proteção contra a Inflação e o confisco.